Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!

10/08/2006

7.3. Os materiais de apoio confeccionados

Para a apresentação dos materiais de apoio a serem utilizados, toma-se apenas uma das semanas como exemplo, a Semana 4, que apresenta os conteúdos referentes aos Sistemas de Amortização PRICE e SAC.

Material de apoio multimídia:
Os materiais multimídia, conforme mencionado anteriormente, possuem índice e barra de rolagem, ambos como forma de permitir mobilidade ao aluno e promover a sua interação com o conteúdo abordado. Cada um desses conteúdos é preparado inicialmente em powerpoint, conforme a Figura 5. O arquivo gerado em formato ‘ppt’ ou ‘pps’ serve, tanto para a confecção do material multimídia, como para o seu uso em separado. Cabe lembrar que alguns alunos que não possuem acesso à internet banda larga, eventualmente, vão preferir acessar os slides sem voz, ao invés de partirem em busca de um local público ou lan house.


Figura 5 – Slides em powerpoint do conteúdo da Semana 4.

Em seguida, entra em cena o Camtasia Studio, que permite a gravação de voz, associada à apresentação do powerpoint através da função ‘Record the screen’ (Figura 3). Esse processo gera um arquivo de vídeo no formato ‘avi’ que poderá:

  • Ser convertido a outros formatos de interesse como ‘wmv’, ‘mpeg’ ou outros, através da função ‘Produce vídeo as ...’ ou
  • Ser tratado e dividido em partes ou tópicos, para formar um conjunto de arquivos em ‘swf’, já indexados em uma estrutura ‘html’ para sua fácil veiculação na internet. Para esse procedimento utiliza-se a função ‘Create web menu ...’ e o resultado é aquele demonstrado na Figura 4.

Auto-avaliação:
As auto-avaliações são também geradas no Camtasia Studio, através da função ‘flash quiz’. Trata-se de um procedimento bastante intuitivo, no qual o professor deve:

  • Importar uma imagem a ser usada como pano de fundo e adicioná-la à linha do tempo no Camtasia (add to time line);
  • Selecionar a função ‘flash quiz';
  • Criar um novo quiz, atribuindo-lhe um título;Digitar uma a uma das questões conforme as instruções contidas na Figura 6;
  • Finalizar a inclusão das perguntas no Flash Quiz;
  • Finalizar o Flash Quiz através da função ‘Produce vídeo as ...’, escolhendo a única opção possível, que é a produção em arquivos do flash, os de terminação ‘swf’.
Figura 6 – Inclusão das questões na auto-avaliação pelo Camtasia Studio 3.0.

Após esse processo, o resultado é semelhante ao obtido no caso dos materiais multimídia, ou seja, o professor ou equipe desenvolvedora tem em mãos uma estrutura ‘html’ a ser inserida no ambiente virtual de aprendizagem, o TelEduc, conforme demonstrado na Figura 7.

Figura 7 – Auto-avaliação gerada pelo Camtasia Studio e inserida no TelEduc.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog