http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina
Trata-se de um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na internet, que foi desenvolvido por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp, de forma participativa, pela qual suas ferramentas foram projetadas de acordo com necessidades relatadas pelos próprios usuários. É um AVA de distribuição livre, que embora ainda esteja em desenvolvimento, já tem sido amplamente adotado por instituições em todo o país.
Figura 1 – Tela de Entrada no TelEduc, disponibilizado pelo Portal Universia.
Recentemente, o TelEduc, representado pela Figura 1, passou a ser disponibilizado pelo portal Universia, a qualquer docente ou instituição, sem que os interessados necessitem de servidores e equipe de apoio para sua manutenção.
A totalidade das ferramentas disponíveis no TelEduc é apresentada abaixo, embora dificilmente um curso seja planejado prevendo a utilização de todas, mas sim, fazendo uma seleção das ferramentas mais adequadas a cada caso.
Estrutura do Ambiente
Contém informações gerais sobre o funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem.
Dinâmica do Curso
Contém informações sobre a metodologia e a organização da disciplina: Objetivos, Ementa, Cronograma, Programa, Método de Ensino e Avaliação, Bibliografia Recomendada e Complementar.
Agenda
É a página de entrada do curso com a programação da semana.
Avaliações
Lista as avaliações em andamento no curso.
Atividades
Apresenta as atividades a serem realizadas durante o curso.
Material de Apoio
Apresenta informações úteis relacionadas à temática do curso, subsidiando o desenvolvimento das atividades propostas. Pode incluir apostilas, softwares, materiais multimídia, etc.
Leituras
Apresenta artigos relacionados à temática do curso, podendo incluir sugestões de revistas, jornais, endereços na Web, etc.
Perguntas Freqüentes
Contém a relação das perguntas realizadas com maior freqüência durante o curso e suas respectivas respostas.
Exercícios
Ferramenta para criação/edição e gerenciamento de Exercícios com questões dissertativas, de múltipla-escolha, de associar colunas e de verdadeiro ou falso.
Parada Obrigatória
Contém materiais que visam desencadear reflexões e discussões entre os participantes ao longo do curso.
Mural
Espaço reservado para todos os participantes disponibilizarem informações consideradas relevantes no contexto do curso.
Fóruns de Discussão
Permite acesso a uma página que contém os tópicos em discussão naquele momento do andamento do curso, permitindo esse acompanhamento por meio da visualização, de forma estruturada, das mensagens já enviadas e a participação na mesma por meio do envio de mensagens.
Bate-Papo
Permite uma conversa em tempo-real entre os alunos do curso e os formadores. Os horários de bate-papo com a presença dos formadores podem ser marcados na "Agenda" e, havendo interesse do grupo, o bate-papo pode ser utilizado em outros horários.
Correio
É um sistema de correio eletrônico que é interno ao ambiente, com o qual todos os participantes podem enviar e receber mensagens.
Grupos
Permite a criação de grupos de pessoas para realização de tarefas.
Perfil
Todos os participantes preenchem informações a seu respeito, que resultam no seu perfil. A idéia desse recurso é fornecer um mecanismo para que os participantes possam se conhecer e desencadear ações de comprometimento entre todos.
Diário de Bordo
Utilizado para o aluno descrever, registrar, analisar seu modo de pensar, expectativas, conquistas, questionamentos e suas reflexões sobre a experiência vivenciada no curso e na atividade de cada dia.
Portfólio
Nessa ferramenta os participantes podem armazenar textos e arquivos a serem utilizados ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser particulares, compartilhados apenas com os formadores, ou compartilhados com todos os participantes do curso. Cada participante pode ver os portfólios dos demais, podendo ainda fazer comentários sobre eles.
Acessos
Permite acompanhar a freqüência de acesso dos usuários ao curso e às suas ferramentas e pode ser também um critério de avaliação.
Intermap
Permite aos formadores visualizar a interação dos participantes do curso no Fórum de Discussão e Bate-Papo, podendo também, ser um critério de avaliação.
Configurar
Permite alterar configurações pessoais no ambiente tais como: senha, idioma e notificação de novidades.
Administração
Permite aos formadores gerenciar as diversas ferramentas do ambiente, configurando suas opções. As opções disponibilizadas em Administração são, dentre outras: ‘Destacar Ferramentas’, ‘Inscrever Alunos’, ‘Enviar Senha’ e ‘Gerenciamento de Inscrições’.
Suporte
Permite aos formadores entrar em contato com o suporte do Ambiente (administrador do TelEduc) por meio de e-mail.
Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!
10/08/2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2006
(45)
-
▼
outubro
(45)
- Apresentação TCC Molina _ parte 1
- Apresentação TCC Molina _ parte 2
- Apresentação TCC Molina _ parte 3
- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL*****CA...
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafe
- RESUMO
- SUMÁRIO
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. JUSTIFICATIVAS
- 3. OBJETIVOS
- 3.1. Objetivo geral
- 3.2. Objetivos específicos
- 3.3. Metas do projeto
- 4. PROPOSTA PEDAGÓGICA
- 5. O PERFIL DA TUTORIA
- 6. RECURSOS E TECNOLOGIAS EMPREGADAS
- 6.1. O TelEduc
- 6.1. Figura 1. Tela de Entrada no TelEduc, disponi...
- 6.2. O portal Universia
- 6.2. Figura 2. Tela de acesso as Salas Virtuais, d...
- 6.3. Outros recursos tecnológicos
- 6.3. Figura 3. Tela Record the screen do Camtasia ...
- 6.3. Figura 4. Apresentação em Powerpoint gravada ...
- 7. A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
- 7.1. O plano de ensino
- 7.2. A divisão das atividades propostas
- Semana 1 (Presencial)
- Semana 2 (Virtual)
- Semana 3 (Virtual)
- Semana 4 (Virtual)
- Semana 5 (Presencial)
- 7.3. Os materiais de apoio confeccionados
- 7.3. Figura 5. Slides em powerpoint do conteúdo da...
- 7.3. Figura 6. Inclusão das questões na auto-avali...
- 7.3. Figura 7. Auto-avaliação gerada pelo Camtasia...
- 8. AVALIAÇÕES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
- 8.1. A avaliação de desempenho e nota final dos al...
- 8.2. A auto-avaliação dos alunos
- 8.3. A avaliação da aplicação da modalidade semipr...
- 9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO
- 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
- 11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Turma 3 da Especialização em EaD do SENAC Minas
-
▼
outubro
(45)
Nenhum comentário:
Postar um comentário