Um bom ambiente, como o TelEduc, não garante por si só a eficácia de aprendizagem e a construção do conhecimento. Faz-se necessário o uso de outros recursos e de um planejamento adequado para a sua utilização. No âmbito desse projeto, outros softwares serão também empregados, desde o processador de texto Word for Windows, o programa de apresentações Powerpoint, a planilha eletrônica Excel, softwares específicos ligados à cada disciplina (ex: Emulador da HP12C no caso de Matemática Financeira), até softwares destinados à criação de materiais de apoio multimídia como o Camtasia Studio. Esse software, apresentado na Figura 3, além de ser utilizado para gerar vídeos em formato swf e wmv, permite estruturar conjuntos de arquivos em linguagem html para serem disponibilizados no TelEduc ou outro AVA, bem como, possui também uma série de outras aplicações para a Educação.
Figura 3 – Tela Record the screen do Camtasia Studio 3.0.
As tradicionais apresentações em Powerpoint utilizadas em sala de aula presencial podem, com o auxílio do Camtasia Studio, ser transformadas em uma espécie de aula virtual a ser acompanhada pelo aluno no horário e local de sua conveniência. É importante notar, como esclarece a Figura 4, que esse tipo de material multimídia permite grande mobilidade para o aluno. O material oferece uma espécie de índice e em cada trecho, uma barra de rolagem. Sendo assim, o aluno pode repetir um trecho tantas vezes quanto julgar necessário, voltar ao início ou adiantar a transmissão do vídeo.
Figura 4 – Apresentação em Powerpoint gravada com o Camtasia Studio 3.0.
Vale ressaltar que praticamente todos os resultados conseguidos com esses aplicativos podem, com mais ou menos dificuldades, serem também alcançados com versões de uso livre como Open Office Writer, Open Office Presentation, etc. Há também, outras alternativas para o trabalho de sincronizar slides e arquivos de áudio (semelhantemente ao que se obtém com o Camtasia Studio), que são softwares gratuitos para edição em html, mas que acabam por requerer maiores conhecimentos dessa linguagem.
Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!
10/08/2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2006
(45)
-
▼
outubro
(45)
- Apresentação TCC Molina _ parte 1
- Apresentação TCC Molina _ parte 2
- Apresentação TCC Molina _ parte 3
- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL*****CA...
- Dedicatória
- Agradecimentos
- Epígrafe
- RESUMO
- SUMÁRIO
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. JUSTIFICATIVAS
- 3. OBJETIVOS
- 3.1. Objetivo geral
- 3.2. Objetivos específicos
- 3.3. Metas do projeto
- 4. PROPOSTA PEDAGÓGICA
- 5. O PERFIL DA TUTORIA
- 6. RECURSOS E TECNOLOGIAS EMPREGADAS
- 6.1. O TelEduc
- 6.1. Figura 1. Tela de Entrada no TelEduc, disponi...
- 6.2. O portal Universia
- 6.2. Figura 2. Tela de acesso as Salas Virtuais, d...
- 6.3. Outros recursos tecnológicos
- 6.3. Figura 3. Tela Record the screen do Camtasia ...
- 6.3. Figura 4. Apresentação em Powerpoint gravada ...
- 7. A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
- 7.1. O plano de ensino
- 7.2. A divisão das atividades propostas
- Semana 1 (Presencial)
- Semana 2 (Virtual)
- Semana 3 (Virtual)
- Semana 4 (Virtual)
- Semana 5 (Presencial)
- 7.3. Os materiais de apoio confeccionados
- 7.3. Figura 5. Slides em powerpoint do conteúdo da...
- 7.3. Figura 6. Inclusão das questões na auto-avali...
- 7.3. Figura 7. Auto-avaliação gerada pelo Camtasia...
- 8. AVALIAÇÕES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
- 8.1. A avaliação de desempenho e nota final dos al...
- 8.2. A auto-avaliação dos alunos
- 8.3. A avaliação da aplicação da modalidade semipr...
- 9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO
- 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
- 11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Turma 3 da Especialização em EaD do SENAC Minas
-
▼
outubro
(45)
Nenhum comentário:
Postar um comentário