A educação semipresencial é uma grande oportunidade de agregar à boas práticas educativas, o uso de tecnologias já consagradas como a internet. Por esse motivo, o projeto aqui apresentado não traz, necessariamente, grandes novidades do ponto de vista pedagógico, mas sim, formas dinâmicas de se utilizar a web, com vistas a uma maior interatividade entre os agentes envolvidos, aluno-professor-conteúdo.
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Da mesma forma, não representa também uma novidade para as Faculdades ASMEC, uma vez que esta já tem trabalhado com outros programas que incluem, por exemplo, o uso dos 20% à distância, liberados pelo Ministério da Educação e Cultura.
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O projeto de “educação semipresencial para disciplinas em regime de dependência” acaba sendo um complemento a iniciativas diversas de uso da EaD e que agrega também, a expectativa de solucionar, ainda que em parte, o problema das pendências acadêmicas dos alunos. Na realidade, o projeto se reflete como um parceiro de outras medidas já estudadas pela Universidade. Cabe aqui registrar um outro projeto de “estudos especiais”, encabeçado pela coordenação do curso de Pedagogia, que prevê a divisão de disciplinas em núcleos pedagógicos. Entende-se que ambos poderão se portar como projetos complementares, focando a solução de problemas comuns.
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Conclui-se, diante do exposto nesse relatório e da disciplina-piloto, aqui estudada como exemplo, que é perfeitamente possível colocar-se em prática esse projeto em um curto espaço de tempo. Não só possível, mas totalmente viável, já que o projeto não requer praticamente nenhum investimento financeiro. É importante frisar que os maiores desafios e investimentos necessários serão no sentido da quebra de paradigmas junto aos professores da instituição e para o treinamento de todos os envolvidos.
Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!
10/07/2006
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