Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!

10/08/2006

1. INTRODUÇÃO

A proposta desse trabalho vem ao encontro de necessidades eminentes das Faculdades ASMEC, situada em Ouro Fino, no sul de Minas Gerais. O projeto refere-se à veiculação de disciplinas em regime de dependência, na modalidade semipresencial, e poderá servir a todos os 14 cursos oferecidos, entretanto, o contexto inicial trata da realidade e necessidade do curso de graduação em Administração de Empresas.
Atualmente, é comum os alunos terminarem os 4 anos de bacharelado em Administração de Empresas e terem que retornar, depois, para liquidarem as pendências acadêmicas. Isso ocorre, tendo em vista que os mesmos ficam impossibilitados de fazerem no decorrer do período normal, em geral, por incompatibilidade nos horários.
Para efeitos de aprovação do projeto pela diretoria das Faculdades ASMEC, será proposto a veiculação da disciplina de Matemática Financeira como projeto-piloto, para a qual serão desenvolvidos diversos exemplos elucidativos de parte do conteúdo, englobando alguns materiais de apoio multimídia e exemplos de utilização das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o TelEduc.
Muitas são ou podem ser as vantagens do uso da EaD. Algumas dessas, são citadas por praticamente todos estudiosos da área e, relacionam-se à própria distância ou separação entre professor-aluno-instituição, sendo que essa distância ou separação, tanto pode se referir ao tempo como ao espaço de ocorrência da aprendizagem e, ainda assim, ocorrer uma comunicação de qualidade, independente da simultaneidade (Azevedo, 2005).
O público alvo desse projeto, os alunos com dependência, ou estão no meio do curso de bacharelado em Administração de Empresas ou já o terminaram e, de uma forma ou outra, necessitam terminar as disciplinas que faltam para o cumprimento de pré-requisitos e obtenção do seu diploma. Os problemas que esses alunos enfrentam são muitos, desde a incompatibilidade de horários até os relacionados com o seu transporte.
A veiculação das dependências através da modalidade semipresencial acabará por unir diferentes realidades: os alunos que já terminaram os 4 anos do curso, e que possivelmente teriam dificuldades de estarem presentes durante algum dia na semana e até mesmo no sábado, e também os alunos ainda presentes na Universidade, e que, à princípio só teriam o sábado disponível. Ambos serão beneficiados com esse projeto.
Uma outra vantagem interessante de ser ressaltada é o desenvolvimento da autonomia do aluno, pois quanto menor forem os níveis de diálogo, maior deverá ser a busca por autonomia, da parte do aluno (Moore, 1993). Estando o aluno, ainda na Universidade, a busca por maior autonomia de aprendizagem e familiarização com a EaD e as NTICs trará importante benefício ao mesmo, uma vez que, a ASMEC está implantando outras soluções baseadas na EaD, como o uso de 20% da carga horária à distância, distribuída entre diversas disciplinas a cada semestre. Para os alunos que já terminaram os 4 anos, a sua necessidade de maior autonomia de aprendizagem não deixa de ser importante, visto que, profissionalmente falando, essa tende a ser uma característica cada vez mais procurada nos profissionais da área de Gestão e Administração de Empresas.
Ainda falando em autonomia, por tratar-se de disciplinas que os alunos já conheceram e, de certa forma já as estudaram, ainda que não tenham cumprido os requisitos mínimos, é bem provável que haja conteúdos específicos dentro de cada disciplina que o aluno já domine. Assim sendo, ele terá a opção de dar maior ênfase aos conteúdos que ainda não domina, uma vez que na abordagem de aprendizagem virtual ele escolhe o tempo, local e dedicação que irá empreender (Coutinho, 2003). Dessa forma, deixará de dedicar o seu precioso tempo à exposição maçante de conteúdos já conhecidos.
Outra vantagem, ainda que não seja exclusiva da EaD, mas que poderá ser bastante explorada nesse projeto seria a comunicação bidirecional, síncrona ou assíncrona, que são possíveis, em detrimento a uma comunicação pautada na recepção passiva por parte dos alunos, em que estes são meros receptores de informações e de mensagens (Menezes e Santos, 2006). A veiculação de atividades obrigatórias, semana a semana, que cumpririam também o caráter avaliativo, levariam a uma natural interação entre professor-aluno, aluno-aluno e aluno-conteúdo.
Não pode ser esquecida a importante característica de mescla de atividades presenciais e virtuais, a qual permite a possibilidade de uma união do que há de melhor em cada uma das modalidades (Moran et al., 2005). Um primeiro encontro presencial teria como objetivos a motivação dos alunos, a interação inicial entre eles e o professor, através da troca de e-mails, telefones, etc., como também, o treinamento e aprendizado de algumas técnicas necessárias para o uso da internet como meio intermediador de suas relações (Seixas e Mendes, 2006). O último momento da disciplina, que também seria presencial traria consigo a importante característica de fechamento, através da prova final e avaliação da própria dinâmica adotada, além da seriedade e expectativas positivas que a própria espera desse dia gera nos alunos. Por fim, para a Instituição, há a possibilidade de se agrupar um número maior de alunos por turma, e assim ocorrer ganhos financeiros, mesmo porque, há ainda a possibilidade de, com a devida anuência do MEC e comprovada a equivalência de ementas, que sejam oferecidas as mesmas disciplinas às outras universidades do grupo e/ou adequação do projeto a outro já estabelecido na Universidade que trata de Estudos Especiais, onde disciplinas são agrupadas nos chamados Núcleos Pedagógicos Comuns.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog