Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!

10/08/2006

7.1. O plano de ensino

Baseado no projeto pedagógico global das Faculdades ASMEC ainda vigente, o plano de ensino de Matemática Financeira apresenta a seguinte estrutura:

A ementa da disciplina:

  • conceitos básicos da matemática financeira;
  • juros e descontos simples;
  • juros compostos;
  • equivalência de capitais;
  • taxas de juros;
  • séries uniformes de pagamentos;
  • sistemas de amortização de dívidas e
  • noções de análise de alternativas de investimentos

Os objetivos da disciplina:

  • Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões etc).
  • Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e comunicação.
  • Identificar o problema (compreender enunciados, formular questões etc).
  • Formular hipóteses e prever resultados.
  • Fazer e validar conjecturas.
  • Discutir idéias e produzir argumentos convincentes.
  • Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais.
  • Utilizar adequadamente calculadoras e computador, reconhecendo suas limitações e potencialidades.

A bibliografia básica:

  • NETO, A. A. Matemática Financeira e suas aplicações. São Paulo: Atlas, 1997.
  • SOBRINHO, J. D. V. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 1997.

A bibliografia complementar:

  • FARO, C. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 1993.
  • KUHNEN, O. L. e BAUER, U. R. Matemática Financeira aplicada e análise de investimentos. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MATIAS, W. F. e GOMES, J. M. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas, 1996.

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