Falando em mistura de concepções e práticas surge a necessidade de se conhecer e definir o termo inglês para tal, o blended-learning, que segundo (Driscoll 2002) pode ser encarado sob diferentes ângulos:
- Combinação de tecnologias educacionais com as atividades laborais dos aprendizes;
- Mistura de tecnologias aplicáveis na educação e a instrução presencial tradicional;
- Mescla de diferentes concepções pedagógicas;
- Combinação de várias tecnologias baseadas na internet.
Cada um desses quatro enfoques poderá estar presente, em um momento ou outro, nesse projeto. Por hora, cabe ressaltar as diferentes concepções pedagógicas que possivelmente estarão presentes na abordagem adotada para as dependências: o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, mediador da interação entre aluno-tutor-conteúdo-aluno e de apenas dois momentos presenciais específicos.
As atividades virtuais a serem realizadas compreendem:
- Leituras de textos relacionados à temática da disciplina;
- Discussão assíncrona através da ferramenta Fórum de Discussão;
- Discussão síncrona via sala de bate-papo (não obrigatória);
- Confecção de trabalhos individuais a serem anexados no Portfólio do aluno;
- Aprendizagem de conteúdos através do acompanhamento de Materiais de Apoio diversos:
o Slides de Aula acompanhados de áudio;
o Tutorial de uso de softwares também acompanhados de áudio;
o Auto-Avaliações interativas sobre os tópicos já aprendidos. - Uso de um Fórum de Discussão informal para interação entre os alunos (Café-virtual);
- Outras atividades.
Dessa forma, ao se estudar as Teorias Cognitivas de Aprendizagem, algumas delas resumidas abaixo, de acordo com Lins (2005), nota-se que cada uma delas pode servir como apoio, em alguma parte ou no todo desse projeto.
Na teoria da Gestalt, a aquisição da aprendizagem se dá por meio do chamado insight, que organiza o caos interior do indivíduo. A retenção é observada pela permanência da aprendizagem e de sua reutilização. A transferência da aprendizagem se dá pela ligação entre as estruturas de diversas aprendizagens, em que há dependências entre estas.
Para Piaget, a aprendizagem ocorre por um processo contínuo de construção de Estruturas, mediante a interação do sujeito com o meio ambiente. Os Conteúdos (dados da realidade), os Esquemas (unidades de conhecimento) e as Estruturas (sistemas organizados regidos por leis de conservação, transformação e auto-regulação) constituem-se nas variáveis que geram as contínuas Adaptações e Organizações, ao que denomina-se Equilibração (equilíbrio dinâmico das Estruturas).
A teoria de Bruner, dá enorme importância à intuição, como uma capacidade fundamental de apreensão da realidade em todas as épocas da vida do sujeito. Assim, a pessoa aprende, desde que lhe seja apresentado algo, de forma honesta e que almeje a sua intuição. Na prática, a aprendizagem se dará pela descoberta e pelo currículo em espiral de cada aprendiz, fazendo com que a descoberta gere informações que são categorizadas, para então, se tornarem disponíveis como algo já aprendido.
Vygotsky valoriza a mediação simbólica (processo de interação realizado pelo próprio sujeito com a ajuda de outras pessoas), determinada pelas condições socioculturais e históricas e também ressalta a linguagem como fator preponderante no processo de desenvolvimento da aprendizagem. Ele define a Zona de Desenvolvimento Proximal que é o intervalo entre uma capacidade potencial de um indivíduo e a capacidade real por ele demonstrada. Essa zona se altera à todo momento, à medida que o indivíduo se desenvolve e se torna mais participante do processo histórico, social e cultural.
Entretanto, é na teoria cognitiva de Gardner que se encontra uma maior fundamentação para o uso de diferentes ferramentas de um AVA, onde se constrói uma estrutura ensino-aprendizagem que busca aguçar, senão todas, várias das sete inteligências abordadas por esse estudioso:
- Lingüística: Maior facilidade no manejo das palavras. Aprendizagem por associações verbais.
- Musical: Facilidade de percepção e discriminação de sons.
- Lógica-Matemática: Compreensão abstrata muito forte, que permite deduções e induções importantes para a aprendizagem.
- Espacial: Capacidade de organização de si mesmo e de tudo que se encontra a sua volta (percepção da totalidade).
- Corporal-cinestésica: Realiza a aquisição de aprendizagem através da linguagem do corpo e movimentos (sem palavras).
- Interpessoal: Voltada para a socialização e o intercâmbio entre as pessoas. O sujeito conhece o outro e estabelece as ligações de troca fundamentais para a vida em comum.
- Intrapessoal: Voltada para o autoconhecimento. Descobrir suas capacidades, seus desejos, suas limitações, suas necessidades e assim, melhor encaminhar o processo de aprendizagem.
Cada atividade virtual proposta será, portanto, pensada e programada através da confrontação com questionamentos como: Qual das inteligências abordadas por Gardner está sendo acionada com a presente atividade? Há a possibilidade de enriquecimento da tarefa para que a mesma venha atingir, não somente uma, mas várias dessas inteligências conjuntamente?
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