Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!

10/08/2006

5. O PERFIL DA TUTORIA

Partindo do princípio delineado por Neves e Ribeiro (2005), de que o tutor deve motivar, despertar o interesse e facilitar a aprendizagem do aluno, mantendo sempre a sua autonomia, a sistemática adotada nesse projeto é a de promover o acesso do aluno aos materiais e atividades do período, primando por sua autonomia, entretanto, deixando o canal aberto para interações aluno-professor.
Para tanto, estabelece-se um roteiro de comunicação síncrona (bate-papos), de caráter não obrigatório, durante o horário entre as 20 e 22h, a cada 6ª feira, nos quais os alunos interagem entre si e tiram dúvidas com o tutor. Além disso, pretende-se estimular o uso dos fóruns de discussão para as temáticas ligadas à disciplina e, para a interação informal (café-virtual). O uso do correio eletrônico será também possível, uma vez que, eventualmente, o aluno poderá querer uma comunicação em particular com o professor, ou com algum(s) de seus colegas.
Azevedo (2005) aponta ainda algumas estratégias que vem de encontro com a premissa estabelecida acima, que busca o respeito e incentivo pela maior autonomia do aluno. Uma dessas estratégias aponta para a postura de "entrevistado" que muitas vezes o professor tende a assumir, e que nesse caso, deverá ser evitada. Ele, o professor, deverá abrir espaço para a participação dos alunos, para que os mesmos possam, passo a passo, ir construindo um ambiente de colaboração mútua.
O autor adota ainda a chamada “costura textual”, como uma forma de dinamizar o debate. Nessa estratégia, o professor usa de seus comentários como meio para ligar as diversas idéias e contribuições emitidas pelos alunos.

Como a dinâmica de algumas disciplinas de dependência (como a Matemática Financeira) prevê a aprendizagem de cálculos e uso de formulações matemáticas, algumas vezes através de softwares, adota-se com grande freqüência o uso de exercícios, os quais, depois de resolvidos, são entregues pelo aluno no próprio AVA, em seu portfólio individual.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog