O projeto de disciplinas de dependências na modalidade semipresencial tem como principais justificativas os seguintes pontos:
1) Adequação dos momentos presenciais.
Tomando como exemplo uma disciplina com carga horária total de 80h. Sendo veiculada aos sábados, a disciplina requereria um total de 10 sábados, com 8 horas a cada, para então, cumprir a carga horária prevista. Nesse projeto, propõe-se um encontro presencial inicial e um final. O primeiro para familiarização com o ambiente virtual a ser utilizado e início das atividades de aprendizagem da disciplina e o último encontro, para um momento de fechamento da disciplina e para a prova final. As demais 64h de trabalho seriam realizadas à distância, distribuídas em 8 semanas, perfazendo pouco mais de 1h diária de dedicação do aluno.
Para o primeiro encontro presencial, os objetivos são comuns, mesmo para alunos de diferentes disciplinas. Essa aula inaugural, portanto, poderia ser dada em conjunto, para diferentes grupos, ou seja, para alunos dependentes em disciplinas diferentes. Até mesmo, seria possível, que um aluno com duas dependências participasse dessa aula inaugural cumprindo os pré-requisitos das duas dependências ao mesmo tempo. Uma etapa final, ainda da aula inaugural, traria alguns primeiros conceitos e conteúdos da disciplina específica, através de atividades virtuais previamente preparadas, mas que, nesse caso, seriam realizadas presencialmente, como uma forma de adequação, familiarização e ambientação dos alunos a essa nova metodologia: a educação semipresencial.
2) A melhor compatibilização das agendas dos alunos.
Nesse formato, com um número reduzido de sábados presenciais, haveria uma facilidade maior de adequação para os alunos que já terminaram o curso no tempo regular. Estes, possivelmente teriam dificuldades de estarem presentes durante algum dia na semana e até mesmo nos sábados, caso a disciplina exigisse uma grande quantidade de sábados. Os demais alunos, ou seja, aqueles que ainda estão cumprindo o tempo regular na Universidade, estes realmente teriam apenas os sábados para fazerem as disciplinas de dependência.
3) A minimização do problema financeiro, principalmente relativo ao deslocamento dos alunos.
Um grande número de idas e vindas à Universidade geraria um elevado custo aos alunos. A grande maioria reside em outras cidades e, ao contrário do que acontece nos cursos regulares durante a semana, a chance de conseguirem fretar um veículo para o transporte seria mínima. Assim, estariam sujeitos a duas opções: o deslocamento até a Universidade com veículos próprios ou através de ônibus convencionais, "de linha". Em ambas as opções ocorreriam elevados desembolsos, sem mencionar que há ainda outros gastos necessários, como a alimentação.
4) A solução da pendência dos alunos no menor prazo possível.
Um grave problema, principalmente do ponto de vista dos alunos, é que estes acabam, em geral, terminando os 4 anos de bacharelado em Administração de Empresas, porém, deixando algumas dependências a serem cursadas posteriormente. Nesse caso, eles acabam fazendo com as turmas subseqüentes, em algum dia da semana e muitas vezes, necessitam estar presentes mais de uma vez na semana, mesmo que seja para o acompanhamento de uma única disciplina. O ideal para estes alunos seria, portanto, que tivessem a chance de cursar a dependência enquanto ainda estão em curso os 4 anos de bacharelado.
5) O agrupamento de um maior número de alunos em disciplinas comuns.
No âmbito desse projeto, pressupõe-se a possibilidade de agrupar, por exemplo, alunos que estejam no 1º, no 2º, no 3º, no 4º ano e, a princípio, alguns que já terminaram os 4 anos, para fazerem juntos uma disciplina, por exemplo, do 1º período, para a qual todos estes estejam em débito. Isso não seria possível sem uma proposta como essa, pois naturalmente, os alunos do 4º ano buscariam cursar a disciplina no ano seguinte, assim que tivessem disponibilidade; já os alunos do 3º ano procurariam cursa-la um ano depois, e assim sucessivamente.
É ainda provável que algumas outras vantagens venham a surgir no decorrer da execução desse projeto. Da mesma forma, deverão aparecer desafios e problemas a serem sanados na implantação e execução, mas, entende-se que, de forma alguma, isso seja um "privilégio" da Educação a Distância. Trata-se na verdade, de acontecimentos comuns, inerentes à prática docente, que exigem do Professor ou Tutor um enorme preparo e conhecimento de práticas que o levem a converter os problemas em oportunidades de enriquecimento da aprendizagem.
Trabalho de CARLOS EDUARDO CORRÊA MOLINA, apresentado ao Senac/BH, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação a Distância. Favor assinar o LIVRO DE VISITAS abaixo. Muito obrigado!!!
10/08/2006
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